Lisboa

O belo colorido da parte antiga de Lisboa. Foto Gérard Moss

O belo colorido da parte antiga de Lisboa. Foto Gérard Moss

15 de setembro de 2001

Graças a António, Delfim e Clara, fui tratado como rei: um dia de folga em Lisboa debaixo de um sol glorioso. Além disso, me levaram para um paraíso culinário: o Castelo São Jorge em um dos sete morros de Lisboa, com vista panorâmica da cidade toda, onde há um restaurante. Amêijoa a Bulhao Pato, seguido do tradicional Bacalhau a Broa, regado com um tinto excepcional que somente Delfim seria capaz de encontrar. A vida pode ser dura dando a volta ao mundo de motoplanador! Engraçado como a gente esquece daqueles dias de vôos longos, decolando sem café da manhã e almoçando apenas algumas barras de cereais da Nutry.

A conversa predominante foi sobre aventuras de aviação leve em todos os aspectos. Delfim já atravessou o Atlântico norte três vezes e tem voado extensivamente em monomotores e bimotores. António Faria e Mello é um aviador bem conhecido em Portugal. É a segunda pessoa deficiente motor a dar a volta ao mundo, sendo o primeiro europeu. Além disso, é o primeiro português a fazer isto em vôo solo. Durante alguns anos, foi Diretor da Aviação Civil, o tempo suficiente, me disse com um sorriso grande, para mudar as regras, permitindo que pessoas paraplégicas obtenham breve de piloto.

Todos no aeroporto de Cascais foram atenciosos e prestativos. O diretor do aeroporto, Sr Peneguião, me liberou de pagar as taxas aeroportuárias num gesto raro hoje em dia. Antônio Retorta cuidou das autorizações de vôo para África do Oeste: obrigado a todos. E obrigado, António, por ter me hospedado na casa de sua família.

© Todos os Direitos Reservados