Sorocaba

Equipe Asas do Vento em Sorocaba: Xande, Lelo, Yakov, Gérard, Margi, Ana

Equipe Asas do Vento em Sorocaba: Xande, Lelo, Yakov, Gérard, Margi, Ana

23 de junho de 2001 por Lelo Ramos

Acordamos muito cedo e fomos para a feira o evento. O Gérard ia ajeitando tudo com Alexandre, marido da Ana. A Ana se acertando com a imprensa, cuidando de um a um com muita atenção. A Margi coordenava tudo, cuidando para que nada fosse esquecido. Aos poucos as pessoas foram rodeando a aeronave, os jornalistas chegando, patrocinadores, amigos. Que loucura! Antes da partida, uma grande surpresa pro Gérard. Amigos queridos apareceram de última hora levando presentes tipicamente brasileiros para ele não sentir saudades de casa. A tensão foi quebrada e todos se divertiram com a situação. Ele ganhou cachos de banana, bola de futebol, chapéu caipira, café, pimenta – mas não tínhamos como parar o tempo, já havia chegado a tão esperada hora, a hora de partir!

As pessoas foram desocupando a área e nós começamos a empurrar a aeronave até a pista com o coração na mão. O locutor, Sérgio, não parava de anunciar a saída da volta ao mundo e todo o público da feira estava na beira da pista para acompanhar de perto esta saída. Um a um fomos nos despedindo do Gérard que para todos nós mais que um sonhador que foi e sempre será um verdadeiro amigo dos quais queremos ter por perto. O Ximango foi pegando pista acompanhado por outros cinco aviões acrobáticos que faziam uma escolta de despedida.

Minutos de silencio e ele começa a arrancar, ganhar pista e decola junto com os outros aviões, somem aos nossos olhos e depois de algum tempo retornam em uma formação maravilhosa. O Ximango ia no centro, branco e bonito. Na ponta de cada asa enorme, os Christen Eagles pretos da Esquadrilha A Bruxa, e atrás, um Decathlon amarelo, um Zlin e um Extra 230, soltando fumaça num céu maravilhosamente azul. Uma cena que ficara guardada para sempre em nossas mentes e para os que estiveram por lá presentes.

Um rápido momento de vazio. Afinal Gérard por um pequeno tempo não estará fisicamente com a equipe, mas estaremos com ele dia a dia nesta memorável vôo ao redor do mundo.

Deixamos por alguns minutos a saudades de lado e juntamente com Yakov, o piloto russo que acompanhara Gérard pela Rússia e que virou um grande amigo de todos nós, abrimos um champanhe trazido especialmente da Rússia, pedindo bons ventos para nosso amigo que a esta hora deve estar planando em algum lugar deste maravilhoso planeta. Bons ventos, mon ami Gerard, é o que deseja toda a sua equipe e todos os que serão seus passageiros virtuais por este planeta afora.

Em nome de todos gostaria mais uma vez de agradecer os patrocinadores: Embratel e Victorinox. Os parceiros: Aeromot e Banco Santos. E os apoios: Garmin, Rotax, Chubb Seguros, Kodak, Nera, Telezpazio, SGF, Wollner e Adventure Sport Fair. E nossos agradecimentos muito especiais ao Comandante Décio Correa e sua equipe por terem oferecido um palco tão especial e uma homenagem tão apta para a partida do Gérard rumo ao mundo no belíssimo Ximango.

© Todos os Direitos Reservados