Brasil das Águas (2003-2005)

Rio Içá e o Paraná de Jacurapá, Amazonas

Rio Içá e o Paraná de Jacurapá, Amazonas. Foto Margi Moss

O Brasil representa a maior reserva de água doce da Terra, estimado entre 12-15% do total mundial. Durante 14 meses, entre outubro de 2003 e dezembro de 2004, Gérard e Margi voaram por todos os cantos desse imenso país para coletar 1.160 amostras de água doce de rios e lagos utilizando um método inédito: um avião anfíbio.

Preocupado com a degradação dos rios no mundo todo, percebida durante a volta ao mundo que fez de motoplanador, Gérard idealizou uma forma de coletar amostras de água em vôo rasante a bordo de um avião anfíbio. Após meses de consulta com cientistas e especialistas, além de testes dos aparelhos e das amostras, foram acertadas as pesquisas que determinariam a qualidade da água coletada.

Pesquisa e cidadania formaram a base do premiado projeto Brasil das Águas, que se destacou pela tecnologia envolvida no processo de coleta das amostras. Apoiado por instituições de ensino, pesquisa e grupos comprometidos com as questões ambientais brasileiras, o avião anfíbio Talha-mar, transformado em laboratório aéreo, voou 120.000 km – o equivalente a mais de duas voltas em torno da Terra – para amostrar as águas em todas as regiões hidrográficas do país.

Baseado nos resultados obtidos pelas análises realizados por pesquisadores em várias instituições em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerias, foi possível desenhar um mapa mostrando a saúde das águas doces no momento da coleta e identificar ambientes não contaminados. Utilizando a mesma metodologia em todo o país, a comparação dos resultados ajuda a entender a situação atual dos recursos hídricos e contribuir para um extenso banco de dados sobre um dos maiores bens do Brasil: a água.

As belas fotografias tiradas por Margi durante as horas e horas de vôo em todos os estados do país, unidas no livro Brasil das Águas – revelando o azul do verde e amarelo, Ed. Supernova, também foram o foco de várias exposições em Brasília (Palácio do Planalto), Rio de Janeiro (Shopping Leblon, Richards) e São Paulo (Bienal do Ibirapuera), entre outros.

Em 2004, o projeto ganhou o conceituado prêmio ambiental von Martius na categoria Natureza.

Para saber mais, visite o site do projeto: www.brasildasaguas.com.br