O Ximango

chimango

O chimango, que deu nome ao Ximango!

O Chimango é uma ave rapina (milvago chimango), da família dos falcões, que plana pelos céus do sul do Brasil.

Também, na forma de Ximango, é um belo avião. Suas longas asas, finíssimas, têm uma envergadura de 17,5 metros e sua forma elegante arranca suspiros por onde ele passa.

O motoplanador, como o nome indica, é um planador com espírito independente. Estando equipado com motor, decola por seus próprios meios, dispensando o avião rebocador exigido por planadores não-motorizados. No Ximango, você pode voar normalmente, com o motor ligado, e alcançar seu destino economicamente. Ou, se quiser, nas condições meteorológicas ideais, você pode simplesmente desligar o motor e planar, planar, planar….

Com uma boa razão de planeio (31:1), a aeronave funciona perfeitamente como planador puro. Com a opção de ligar novamente o motor em vôo, você pode permanecer por longo tempo no ar, com nítidas vantagens para a procura de térmicas e eliminando a preocupação de alcançar, planando, a pista de pouso. Com o motor ligado, a velocidade de cruzeiro de 110 nós (200 km/h) e o alcance de 1.200 km abrem novos horizontes, possibilitando longas viagens com baixo consumo de combustível.

O AMT-200S “Super Ximango”, de dois assentos lado a lado, utiliza motor Rotax 912S com hélice Hoffmann de 3 posições de 170 cm de diâmetro, desenvolvendo 100 HP. É fabricado a partir de matéria-prima, equipamentos, instrumentos e aviônicos dos melhores fornecedores mundiais. A matéria-prima – resinas, tecidos de fibra de vidro, fibra de carbono, aços especiais – é inteiramente processada nas instalações da Aeromot, em Porto Alegre (www.aeromot.com.br). Obedecendo às rígidas especificações aeronáuticas, já foi exportado para 15 países entre os quais os Estados Unidos, a França, a Alemanha, a Suíça e o Japão.

No solo, a envergadura das asas poderia eventualmente complicar as manobras de táxi ou a hangaragem. Isso, portanto, é resolvido por um recurso genial: as asas são dobráveis. Antes de voar, fixá-las em posição é uma operação simples, rápida e segura.

Devido às suas características – boa velocidade, grande autonomia e razão de planeio – o Super Ximango desperta o grande prazer de voar, oferecendo liberdade nos céus. Também chamou a atenção de todos que o viram em sua incrível viagem ao redor da Terra.

Safari Air Empreendimentos Ltda © Todos os Direitos Reservados - (61) 3248-6427