João Pessoa-Rio de Janeiro

A emoção de reencontrar nosso aeroporto base, Santos Dumont, após 9 meses nas estradas do céu.

A emoção de reencontrar nosso aeroporto base, Santos Dumont, após 9 meses nas estradas do céu.

06 de outubro – 09 de outubro, 1997

Rota: João Pessoa (Aeroclube), Recife (Encanta-Moça), Aracajú (Aeroclube), Salvador, Morro de São Paulo, Vitória, Búzios, Rio de Janeiro (Santos Dumont).

Pipocamos pela costa brasileira, captando belas imagens, encontrando velhos amigos e fazendo novas amizades. Estávamos com pressa para voltar para casa, mas ao mesmo tempo com receio – como iríamos nos adaptar de volta a uma vida urbana? Estávamos com uma saudade imensa do nosso cachorro Rafiki, e de todos os amigos. Passamos uma noite em Búzios, onde nos conhecemos pela primeira vez em 1985, e assim nos preparamos para a perna final dessa longa odisséia. Finalmente, lá estávamos, alinhados para a bela pista de Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Após termos dado um rasante na pista, excepcionalmente autorizado pela Torre (mas que depois nos deu uma encrenca danada com as autoridades aeronáuticas), fizemos a aproximação para o pouso final. O Pão de Açúcar surgiu, majestoso, logo à frente.

“Livre pouso”, disse o controlador.

Estas duas palavrinhas, que havíamos ouvido tantas vezes em idiomas diferentes e com sotaques distintos durante os últimos nove meses, desde o Estreito de Magalhães até o Oceano Ártico, tinha um significado todo especial. Ao nosso intrépido Romeo, disseram: “Desça daí de cima, você já está em casa”.

© Todos os Direitos Reservados