Cabo Príncipe de Gales, Alasca

Na praia do Cabo Príncipe de Gales, encontramos esse pai e filho esquimós.

Na praia do Cabo Príncipe de Gales, encontramos esse pai e filho esquimós.

25 de junho, 1997

CABO PRÍNCIPE DE GALES (65° 37′ Norte, 168° 05′ Oeste) é o extremo Oeste do continente americano

A pista de Wales, de terra batida, fica a 1 quilômetro do Cabo Príncipe de Gales. Fomos a pé até o pequeno vilarejo de 170 esquimós kingikmuit, 2 graus de latitude abaixo do Círculo Ártico. Não está ligado ao sistema rodoviário do Alaska, a algumas centenas de quilômetros de distância. Tanto no verão como no inverno, os ventos gelados vindos da Sibéria ou do Ártico fazem com que o lugar não seja muito aconchegante. No inverno, a temperatura cai a até 40° C negativos. Com vento, a sensação térmica é de 60° abaixo de zero. Durante o “verão”, pode chegar a até 10° acima de zero, mas, com o eterno vento vindo da Sibéria, que penetra mesmo nos casacos mais grossos, a sensação térmica é de 0º.

Uma senhora esquimó, Lena Sereadlook, nos convidou para tomar café em sua casa de madeira. Ela e o marido, Pete, acharam nosso desejo de ir até o extremo oeste meio maluco, mas mesmo assim ela se ofereceu para nos levar lá de four-wheeler (tipo de motocicleta com quatro rodas) pela praia arenosa. No cabo, ficamos sós, absorvendo a magia do Estreito de Bering e contemplando as montanhas nevadas da Península de Chukotsk, claramente visíveis na Sibéria, a 80 quilômetros de distância.

Entre as pedras da praia, encontramos ossadas de baleia e de morsas, mamíferos marinhos que migram pelo estreito. A caça é permitida para consumo próprio dos esquimós. Num varal do vilarejo, vimos o corpo de uma foca, destripada, pendurada para secar. Mais tarde, seria enterrada e deixada para fermentar até o outono, quando seria desenterrada e comida. Esse prato tradicional, é chamado stink-meat (carne que cheira mal) pelos brancos. É muito rico em proteínas e ajuda os esquimós a sobreviverem ao rigoroso inverno. Porém, em geral, as tradições estão desaparecendo. Os trenós de cachorro, por exemplo, foram substituídos por snowmobiles (tipo de jet ski que anda na neve).

Safari Air Empreendimentos Ltda © Todos os Direitos Reservados - (61) 3248-6427