Rios Voadores (2007-2013)
Os Rios Voadores são massas de ar que carregam vapor de água da Amazônia para outras regiões do Brasil, especificamente o Centro-Oeste, Sudeste e Sul, e contribuem assim pelas índices de chuva nestas regiões.
A quantidade de vapor de água transportada por esses rios voadores pode chegar a volumes maiores que a vazão de todos os rios do centro-oeste e ser da mesma ordem de grandeza da vazão do maior rio do planeta, o Amazonas (200.000 m3/s).
Dando continuidade ao projeto Brasil das Águas e o tema Água, Gérard e Margi Moss prepararam, com a indispensável colaboração de uma equipe de cientistas e pesquisadores, o Projeto Rios Voadores para examinar uma questão urgente – a da chuva.
O projeto começou em 2007, colocando uma lupa nestes processos, voando junto com os ventos, amostrando o vapor, em busca de explicações e números. Ao mesmo tempo, a partir de 2010, teve forte cunho educacional e levou o tema à sala de aula através de oficinas sobre o assunto, preparadas para a formação de professores da rede pública. O projeto tem o término previsto para junho de 2013.
Além da coleta de amostras de vapor d’água analisadas por uma equipe de pesquisadores do CENA-USP, em Piracicaba-SP, o projeto monitora as trajetórias dos “Rios Voadores”, através de uma parceria com o CPTEC. Assim, procura entender as possíveis consequências do desmatamento e das queimadas na Amazônia sobre o balanço hídrico do país e os eventuais impactos no panorama das mudanças climáticas.
OBJETIVOS
- Caracterizar a origem do vapor d’água, das chuvas e dos rios nas regiões banhadas pelos Rios Voadores.
- Revelar para a população dos grandes centros urbanos uma verdadeira nascente para os recursos hídricos brasileiros.
- Conscientizar e valorizar a preservação da Amazônia como solução para as atividades econômicas do país.