Asas do Vento (2001)
Gérard Moss decolou no dia 20 de junho para mais uma volta ao mundo – dessa vez, fará o vôo solo usando o motoplanador Super Ximango, fabricado pelo Grupo Aeromot em Porto Alegre (RS) e especialmente preparado para a circunavegação de 45.000 km.
A idéia nasceu durante o 1o Encontro dos Earthrounders(pilotos que deram a volta ao mundo de avião leve) no ano 2000, na feira de aviação de Oshkosh, nos EUA. Foi um desafio em que Gérard, embutido no pequeno cockpit, voou longas horas sozinho (com a exceção dos trechos em território russo) por uns 40 países. Ao fechar o círculo, ele completou a primeira circunavegação de um motoplanador.
Iniciando a viagem no Rio de Janeiro, Gérard foi primeiro até a feira aeronáutica Aero Sport em Sorocaba, de onde decolou no dia 23 de junho de 2001. Subindo rumo ao norte, Gérard atravessou a Amazônia e subiu as Américas, até o Alasca. Depois a travessia do estreito de Bering para chegar à Sibéria, desceu pela costa asiática do Pacífico, cruzou o subcontinente indiano para chegar ao Oriente Médio e à Europa, de onde traçou finalmente o caminho de volta ao Brasil pela África e pelo Atlântico Sul.
Preocupado com a saúde da Terra que ele pretendia circunavegar, Gérard transformou o “simples” voo ao redor da Terra – já com as inerentes doses de burocracia e de logística complicada – em um projeto ambiental inédito. Coletou dados sobre ozônio e POPs, realizando a primeira coleta do ar a baixa altitude numa escala global, assim contribuindo para pesquisas sobre poluição atmosférica, aquecimento global e mudanças climáticas. As análises dos dados foram feitas na UNESP e nas Universidades de Cambridge e Lancaster na Inglaterra.
Para dividir a visão privilegiada que teve dos confins do mundo com quem ficou para trás, também desenvolveu uma forma de transmitir imagens ao vivo desde a aeronave em voo para a televisão – feito inédito no mundo – oferecendo cobertura da aventura semanalmente no Fantástico.
A viagem também rendeu dois livros, um fotográfico de edição limitada (já esgotado) e outro um relato do voo completa, com todos seus contratempos e suas vitórias. Veja Livro Asas do Vento.