Sete Rios (2006-2007)

Navegando pelo rio Guaporé, MT/RO

Navegando pelo rio Guaporé, MT/RO

Como sequência natural do trabalho de pesquisa do Brasil das Águas, o “Sete Rios” deu continuidade, em 2006 e 2007, ao objetivo de envolver os ribeirinhos e usuários na proteção de seus rios. Novamente à frente dessa fase, Gérard e Margi percorreram junto com outros membros da equipe, sete rios especialmente selecionados em regiões diferentes do país.

Cada expedição buscou identificar os principais riscos que ameaçam os rios em questão, observando aspectos como ocupação desordenada das margens, utilização intensiva de agrotóxicos, uso do solo, erosão, condição da mata ciliar, tratamento de esgoto, lançamento de efluentes ou proximidade de lixões. Também identificou oportunidades de desenvolvimento sustentável, como por exemplo o potencial desde o ecoturismo até a pesca esportiva.

Com a exceção do Araguaia, escolha da equipe Brasil das Águas, os outros seis rios foram selecionados em um workshop realizado em Brasília com entidades envolvidas com a água e pesquisadores. Os escolhidos foram:

Rio Araguaia
Rio Grande (BA),
Rio Ribeira do Iguape (PR/SP),
Rio Miranda (MS),
Rio Ibicuí (RS),
Rio Verde (MT) 
e
Rio Guaporé (MT/RO).

Cada rio foi navegado na época mais apropriada com respeito às condições meteorológicas da região específica. Relatórios das atividades e das recomendações foram mandados para as respectivas prefeituras e outros interessados. O projeto encerrou as atividades em setembro de 2007, mas a equipe Brasil das Águas continua em contato com ribeirinhos dos sete rios e respondendo a perguntas e dúvidas dos internautas, especialmente crianças e professores.

Para saber mais, visite Projeto Sete Rios