28 de agosto de 2001
O aeroporto de Iraklion está fechado para vôos visuais de segunda a sexta-feira, devido ao enorme tráfego dos aviões de vôo charter, cheios de turistas. Meu pouso em Iraklion só foi possível graças à ajuda de Yannis Vlatakis, dono de um TB9 e presidente do Aeroclube de Iraklion e Poly, a charmosa representante da Victorinox, que conseguiram convencer as autoridades do aeroporto me deixarem pousar. Mais tarde, me levaram ao Kosmos Center, um novo complexo de bar e restaurante do Yannis que inaugurou há uma semana. Umas imagens de vídeo editada da minha chegada estava sendo projetada numa tela grande para centenas de espectadores. A noite terminou no restaurante haute cuisine, ao ar livre, com Yannis, Poly e sua equipe da Victorinox, e Nikos, o piloto que é secretário do Aeroclube. Obrigado a todos pela hospitalidade grega.
Pretendia passar o próximo dia em Iraklion, mas aprendi através do meu amigo Flemming, que uma frente fria deveria chegar aos Alpes na quinta feira. Se eu não chegasse na Suíça antes disso, teria que ficar aguardando o tempo melhorar por alguns dias. Preferi optar por partir para Itália logo cedo no dia seguinte. Como nesta semana não havia Avgas em Iraklion, Nikos me levou para um posto de gasolina para encher três galões de 20 litros com combustível de alta octanagem, a bebida favorita do motor Rotax.
O vôo de cinco horas foi lindo, mesmo com os já esperados ventos contra, e passei pelas maravilhosas ilhas de Zakinthis, Kefallinia, Paxi e Corfu. Nenhuma nuvem no céu. Ah! Se todos os vôos fossem fáceis e tranqüilos como este! Brindisi é um porto de entrada para aeronaves chegando na Itália, mas como eu estava chegando da Grécia que faz parte da Comunidade Européia, a imigração nem exigiu meus documentos. Assim que pousei, um despachante se aproximou, como eles sempre fazem. Ele pertencia a uma grande empresa, com carros, escritórios e muitos empregados uniformizados, normalmente treinados para atender jatos executivos. Falei que não precisava de handling, mas ele insistiu que eu teria que pagar para o serviço de qualquer jeito. Após alguns momentos inserindo muitos números na calculadora, uma soma final foi apresentada. O custo total da minha estadia seria de 45.600 liras. Puxa, pensei, um valor alto vai estourar meu orçamento! Mas, espera aí, quanto é a taxa de câmbio da Lira para o Dólar ? Um dólar, 2.000 liras, ele respondeu. Então o serviço de handling ia sair pela altíssima soma de U$ 22,8! Sem graça, sorri e pedi desculpas pela minha reação. Expliquei a ele que já voei recentemente por tantos países onde os despachantes cobram tão caro, que esqueci de pensar no câmbio italiano!
Depois de sair do aeroporto, fui até o velho porto de Brindisi onde comi um maravilhoso e gigante spaghetti al fruto di mare, na Trattoria do Mario. Foi o melhor jeito que encontrei para festejar minha chegada na Itália. Na Grécia, fui obrigado a voar sempre nas aerovias. Agora, em outros países da Europa, posso passear à vontade e fazer uns vôos planados novamente. Primeiro tenho que passar pelos Alpes. Eles estão se aproximando e a rota é complicada, mas dia a dia vou enfrentando estes obstáculos. Gostaria de agradecer a centenas de e-mails de todos vocês. Com este carinho está difícil me sentir sozinho. Sei que voaremos muito mais juntos, portanto apertem os cintos que o vôo continua pela Europa!
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